Consulta Psiquiatria

Agende agora suas consultas e exames pelo site: é rápido, seguro e sem filas!

Agendamento Online

ou

Se preferir, ligue e fale conosco diretamente para agendar

(21) 3090-5000

seg à sex - 08 às 18h sab - 08 às 13h

Saiba mais sobre Psiquiatria

O que é psiquiatria?

Psiquiatria é o campo da medicina que cuida dos transtornos mentais e problemas emocionais das pessoas. A área de abrangência da psiquiatria é bastante ampla e inclui desde o tratamento das situações mais comuns – ansiedades, depressões, situações de crise existencial, somatizações, transtornos alimentares; até os quadros mais graves – como as esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar e dependência de álcool e drogas.

A consulta psiquiatra no RJ ficou muito mais fácil com a Policlínica Saúde Já! Agende agora mesmo um atendimento com a nossa equipe e tenha acesso ao excelente atendimento com um psiquiatra RJ.

Diferença entre Psicólogo e Psiquiatra

Existem algumas diferenças entre as duas especialidades, mas vamos começar pelas semelhanças: Psicólogos e psiquiatras são profissionais de saúde habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais. Ambos são preparados para realizar um processo de psicoterapia e ajudá-los a lidar com questões relacionadas aos transtornos relacionados à mente.


As diferenças, por sua vez, se iniciam a partir da formação acadêmica: psiquiatras são profissionais que possuem graduação em Medicina. Além dos 6 anos necessários para a formação de um médico, para ser considerado um psiquiatra, o médico deve passar por uma residência médica na área de psiquiatria, que compreende outros 3 anos de formação prática. Nesse período realizam estágios em áreas como neurologia, enfermagem, clínica médica, emergência psiquiátrica, dependência química, psiquiatria infantil, entre outros. Vivenciam a prática médica em ambulatórios especializados como esquizofrenia, transtornos de humor e psicoterapia.


Já psicólogos são profissionais que possuem graduação em Psicologia, ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. A graduação em Psicologia tem duração de 5 anos.


Quando falamos de tratamento, também há diferença entre psicólogo e psiquiatra. Ambos os psiquiatras e psicólogos são tipicamente treinados para praticar a psicoterapia – conversando com seus pacientes sobre seus problemas. No entanto, os psicólogos são os profissionais que observam de perto o comportamento humano. Eles irão investigar padrões de sono, alimentares e buscar a compreensão de pensamentos negativos que podem estar causando ou contribuindo para o problema.


Os psiquiatras, por sua vez, possuem um sendo mais forte de biologia e neuroquímica. É provável que realizem um diagnóstico de exclusão. O que significa isso em termos práticos? Significa que antes de afirmarem que determinado indivíduo está ou não com um quadro de depressão profunda, irão realizar alguns exames para certificar de que o paciente não esteja com alguma deficiência de vitaminas ou de hormônios. Podem ser utilizados, exames de imagens, testes neurológicos, psicológicos para auxiliar a avaliação do indivíduo, podendo ser solicitado exames laboratoriais e físicos. Após a realização do diagnóstico inicial, geralmente prescrevem remédios para tratamento e reabilitação dos mais variados transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Exames Psiquiátricos

A avaliação psiquiátrica é feita por um médico especialista em psiquiatria, com objetivos de elaboração diagnóstica e de planejamento terapêutico. O psiquiatra colhe a história clínica do paciente e realiza o exame de seu estado mental, que pode ser complementado com exame físico e neurológico, quando necessários.

As consultas são presenciais em nossa unidade ou online via telemedicina, com médicos especializados em psiquiatria, em ambiente seguro e confortável. Todas as consultas são previamente agendados para sua maior comodidade, e dão direito a um retorno sem custo com o médico em até 15 dias corridos após a consulta.

Caso tenha realizado qualquer exame de sangue ou imagem recente, ou se estiver tomando alguma medicação, é recomendável que leve por escrito para o profissional que irá lhe atender.

Agora que você já entendeu melhor a importância de contar com o apoio de profissionais especializados para a manutenção da sua saúde mental, confira três sinais importantes de que chegou a hora de marcar sua consulta com um psiquiatra.

Ficar chateado com um feedback negativo do chefe ou uma nota baixa na faculdade é perfeitamente normal. No entanto, é importante procurar um psiquiatra se você percebe que as suas reações a esses eventos são desproporcionais e você tem dificuldade para controlar a raiva ou suas emoções. Frustar-se com muita facilidade ou ter níveis de tolerância muito baixo aos contratempos normais do cotidiano, podem ser indicativos da presença de transtornos de humor, problema que atinge cerca de 4% da população brasileira.

Quase todo mundo enfrenta dificuldades para dormir uma vez ou outra. No entanto, se você passa por crises de insônia frequentes, que prejudicam o desempenho das suas atividades diárias, é importante buscar ajuda de um psiquiatra. Alguns transtornos mentais, como síndrome do pânico e outros tipos de ansiedade, estão ligados a distúrbios no sono e precisam ser investigados para receberem o diagnóstico correto. Da mesma maneira, alterações importantes na relação com a comida, como episódios de compulsão alimentar ou perda de apetite, precisam ser avaliados por um médico especializado em saúde mental.

Se você está enfrentando dificuldades para deixar de vez alguns hábitos pouco saudáveis que têm atrapalhado ou seu dia a dia, como beber, fumar ou usar drogas, chegou a hora de procurar um psiquiatra. Normalmente, o abuso desses tipos de substâncias é utilizado como uma válvula de escape para outros problemas, que podem ser superados com ajuda especializada. O primeiro passo para vencer essa batalha é reconhecer a situação e buscar apoio.

Você conhece o cartão de benefícios SAÚDE MASTER?

Com ele você e sua família garantem os melhores descontos nos serviços da POLÍCLINICA SAÚDE JÁ e ainda contam com uma rede de parceiros super especial.

  • Consultas Presenciais
  • Consultas Online
  • Exames de Laboratório
  • Exames de Imagem
Cartão Saúde Já

Principais especialidades Médicas

Principais especialidades Odontológicas

Veja o que falam da Políclinica Saúde Já

"Estou adorando o atendimento de vocês, dos médicos, que até agora me consultei, todos excelentes!!! Vocês são show!! Parabéns pela organização, limpeza, atendimento nota 1000!!!"

Depoimento das pessoas
Logo jornal extra

Clínicas populares crescem no Rio como opção a planos de saúde e SUS

Conheça o cartão de benefícios Saúde Master

Cartão Saude Master

O cartão de benefícios ideal para sua família com descontos especiais em consultas e exames da Policínica Saúde Já e muito mais.